Alemanha vai acabar com prazos de validade nas embalagens para reduzir desperdício de comida

Alemanha vai acabar com prazos de validade nas embalagens para reduzir desperdício de comida

Alemanha vai acabar com prazos de validade nas embalagens para reduzir desperdício de comida
Jéssica Miwa
Por Jéssica Miwa
Em Tecnologia
04 jan 2017

Cerca de ⅓ de todo alimento produzido no mundo é desperdiçado. Só na Alemanha estima-se que, por pessoa, 82 quilos de comida em perfeito estado são jogados fora todos os anos. Por isso o Ministério do Alimento e Agricultura está substituindo as antigas datas de validade impressas nas embalagens por uma embalagem moderna e inteligente, que muda de verde para vermelho quando o alimento fica ruim para consumo.

Poucas pessoas sabem, mas ter a data de validade passada não quer dizer, necessariamente, que o alimento não pode mais ser consumido. A data de validade representa apenas o período onde o gosto, cheiro, cor, consistência e valor nutricional permanece o mesmo que quando fabricado. Se algumas mudanças mínimas acontecerem nos valores nutricionais, não significa que o produto está estragado.

Esse mal entendimento da data de validade causa um grande desperdício, que o governo da Alemanha quer reduzir por meio da tecnologia.

A tecnologia tem muito a oferecer para essa missão. Lembra do aplicativo que vende alimentos (em bom estado!) que sobram dos restaurantes com até 80% de desconto? Tem um outro app que alerta voluntários quando há doação de comida próximo a eles para levar a moradores de rua. Falta de ferramenta não é mais desculpa!

Foto: Wilfredorrh/ Creative Commons

About
Químico com especiliazação em alimentos Foi executivo das áreas da qualidade na Nestlé, Vigor, Kerry, Fuchs, Bel Alimentos e Mr. Bey. Foi gestor comercial da Idexx Brasil para as áreas de lácteos e Food Safety. É sócio da Food Suporte, consultoria para as áreas de alimentos e soluções para as indústrias e marketing e vendas para produtos científicos.

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.